O inverno é uma estação do ano em que, por um lado, não faltam opções de alimentos gostosos, como aqueles presentes nas festas juninas. Por outro, o clima se torna mais seco e faz com que o corpo tenha alguns cuidados extras, especialmente para mantê-lo aquecido. Saber o que consumir no inverno torna a estação não só saudável, como muito proveitosa.

Nessa época, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal nos níveis seguros. O esforço faz com que o corpo fique suscetível a doenças como gripes e resfriados, além de reter mais líquido. 

Por isso, escolher os alimentos certos nessa época do ano pode fazer toda a diferença na sua imunidade, disposição e bem-estar geral. É o que vamos mostrar para você nesse artigo. 

Conheça os principais alimentos para consumir no inverno

O inverno é uma estação que requer cuidados especiais com a alimentação, pois o corpo precisa de nutrientes específicos para lidar com temperaturas mais baixas e evitar doenças típicas dessa época. Não é incomum, por exemplo, consumir muitos alimentos gordurosos, pois essa é a forma mais antiga que nosso organismo conhece para se manter ativo e equilibrado. 

Embora alimentos com essa característica sejam muito visados, o ideal é equilibrar sempre. No inverno, temos uma grande variedade de frutas, legumes e verduras que se destacam pela sua importância nutricional e pelos benefícios que trazem para o nosso organismo.

Melhores frutas para consumir no inverno

salada frutas

Entre as frutas mais encontradas nessa época do ano podemos citar o abacate, a laranja, a tangerina e o morango. Essas frutas são ricas em vitamina C e antioxidantes, importantes para fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados tão comuns no inverno.

Consumir após o almoço, ou como um lanche matinal, já ajudam bastante no reforço imunológico.

Melhores verduras e legumes para consumir no inverno

verduras

Para os legumes e verduras, temos opções como abóbora, batata-doce, couve-flor, brócolis e espinafre. Além de serem fontes de vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo, esses alimentos também possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater doenças respiratórias tão recorrentes nessa estação.

Outro alimento muito consumido no inverno é o cogumelo. Além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal, ele também contém selênio – um mineral importante para reforçar as defesas do corpo. Os cogumelos também auxiliam na regulação do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Outras opções de alimentos

Além dos alimentos mencionados, é interessante considerar as seguintes opções: 

  • Aveia: fonte de fibras e carboidratos saudáveis, ideal para dar energia pela manhã ou como ingrediente em sopas e mingaus.
  • Cereais integrais: ricos em fibras e nutrientes, ajudam a manter a saciedade e fornecem energia.
  • Leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico): excelentes fontes de proteína vegetal, ferro e fibras, ideais para sopas ou ensopados.
  • Castanhas e nozes: fornecem gorduras saudáveis, proteínas e fibras, ótimas para lanches ou para adicionar em saladas.
  • Chá: especiarias como gengibre, canela e cravo são ótimas opções para manter o corpo aquecido e ainda oferecer benefícios para a saúde.
  • Carnes magras: carnes ajudam a manter o corpo aquecido como fonte de gordura, mas o ideal é se ater a carnes que não possuem índices muito altos. Opções como patinho, peito de frango e carnes suínas são ótimas.
  • Azeite de oliva: outra fonte saudável de gordura, e que pode ser consumida na medida certa, é o azeite. Responsável por manter os níveis de colesterol positivos (HDL) mais altos, ele pode se complementar a carnes, verduras e legumes como uma opção saudável no inverno.

Explorando as opções do nordeste

Ao contrário de outras regiões do Brasil onde o frio é mais intenso, no Nordeste a temperatura média no inverno é amena, variando entre 20°C e 25°C. Porém, mesmo com esse clima mais suave, algumas particularidades devem ser consideradas ao escolher os alimentos para consumir nessa estação.

As sopas e caldos reinam nessa época. Com base na macaxeira, inhame, batata-doce e carne de sol, são opções muito apreciadas, especialmente com a festa junina. Temperos típicos como coentro e pimenta dão um toque especial às receitas.

Outra opção bastante popular é a carne-de-sol acompanhada de macaxeira cozida ou frita. Ela pode ser encontrada em vários restaurantes durante todo o ano, mas ganha ainda mais destaque no inverno por ser um prato quente. 

Para quem prefere algo mais leve, os peixes assados ou grelhados são uma ótima opção. Além de saborosos, eles são fontes de ômega-3 e proteínas importantes para manter a saúde em dia. Já entre as frutas regionais ideais para o inverno, as melhores opções são caju, manga e goiaba. O que não faltam são opções únicas por aqui!

Receita com ingredientes de inverno

Gostou das dicas acima? Então vamos para a parte boa! Confira algumas receitas bem simples e diretas de pratos que podem ser feitos nesse inverno. Tem mais por vir, então continue acompanhando o blog do GBarbosa.

Sopa de abóbora com gengibre

sopa abobora

A abóbora é um alimento muito presente nas mesas brasileiras durante o inverno. Além de ser rica em nutrientes como vitamina A, C e potássio, ela ainda possui um baixo índice de calorias, sendo ótimo para quem gosta de comer bem e não quer deixar a dieta de lado. Para dar um toque especial à sopa, acrescentamos o gengibre, que é termogênico e ajuda a aquecer o corpo nos dias frios.

Para preparar essa receita deliciosa, você vai precisar de:

Modo de preparo

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem dourados. Adicione a abóbora e o gengibre e refogue por mais alguns minutos. Cubra com água, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia. Por fim, bata tudo no liquidificador ou mixer até obter uma sopa cremosa.

Essas são apenas algumas sugestões de receitas saudáveis para aproveitar os ingredientes típicos do inverno. Lembre-se sempre de variar sua alimentação e incluir alimentos nutritivos em todas as refeições. 

Assim, você garantirá uma dieta equilibrada mesmo nos dias mais frios. Coma bem com as receitas do GBarbosa! Para fazer uma boa alimentação a qualquer época do ano, fique de olho em todas as nossas ofertas!